DISTRITO FEDERAL - MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS - JARDIM ZOOLÓGICO DE BRASÍLIA
Inaugurado em 1957, antes de a capital federal ficar pronta, o Jardim Zoológico de Brasília foi a primeira instituição com fins ambientais criada no Distrito Federal. Com uma área de, aproximadamente, 140 hectares, o espaço abriga dezenas de espécies de animais. Desempenha a função de lazer e recreação, mas atua, principalmente, como local de pesquisa, educação ambiental e conservação da biodiversidade. Por meio de atividades didático-pedagógicas, busca sensibilizar, educar e conduzir o público a práticas responsáveis e sustentáveis. Com esse intuito, promove diversos projetos, entre os quais o Zoo Noturno, o Zoo Toque – especialmente direcionado a pessoas com deficiência visual –, o Zoo Ciências, visitas monitoradas e palestras específicas sobre temas relacionados aos procedimentos de conservação de material biológico, sua importância e utilização. Desde 1992, o zoológico abriga o Museu de Taxidermia, onde expõe parte de seu rico acervo, composto por 416 peças, entre animais taxidermizados, amostras em meio líquido e coleção científica e artística. O museu promove exposições itinerantes em instituições públicas e privadas, ampliando a interação da instituição com a sociedade. O espaço conta, ainda, com um borboletário de 220 metros quadrados,onde habitam, primordialmente, espécies nativas do Cerrado, bioma da capital federal. A visita ao viveiro, restrita a 15 pessoas por vez, começa com um vídeo curto sobre as borboletas. Em seguida, o grupo pode observar de perto as fases do ciclo de vida desses encantadores insetos.

Endereço: Avenida das Nações Via L4 Sul, s/n, Brasília.
Facebook: @taxidermiabrasilia
E-mail: paulo.franco.zoo.brasilia@gmail.com
Telefone: +55 61 3445-70321
Contato específico para acessibilidade: +55 61 3445-7032

Visitação:
Terça-feira a domingo e feriados: de 8:30h às 17:30h
Entrada gratuita.

GOIÁS - PLANETÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Quem visita o planetário da Universidade Federal de Goiás (UFG) pode acompanhar de perto os movimentos dos astros celestes. O espaço conta com uma cúpula de 12,5 metros de diâmetro, onde são ministradas aulas e realizadas projeções dos programas elaborados pela equipe do planetário. Além da cúpula, dispõe de um espaço externo que abriga a exposição permanente, a biblioteca, uma sala de estudo e uma sala de aula com 60 lugares, para cursos e palestras. O planetário, criado em 1970, desenvolve atividades de extensão, ensino e pesquisa. Atua como um veículo de divulgação científica e cultural por meio de cursos de iniciação à astronomia para o público em geral, oficinas, seminários, sessões de observação ao telescópio, além das projeções do céu. O objetivo principal do planetário é popularizar e democratizar o conhecimento da astronomia e áreas afins, divulgando informação atualizada, de modo a contribuir com a formação científica dos mais diversos grupos sociais.

Endereço: Avenida Contorno, 900, Goiás.
Site acessível: www.planetario.ufg.br (contraste, diferentes fontes, comando de voz)
Facebook: @planetarioJuanBernardinoMarquesBarrio
E-mail: planetario.ufg@gmail.com
Telefone:: +55 62 3225-8085

Visitação:
Escolas e outras instituições:
Terça a sexta-feira: às 8:30h e às 10h, Terça-feira e quarta-feira: às 14h e às 15:30h,
Quinta-feira: às 20h, Sábados: às 9h
Público em geral:
Domingos: às 15:30h e às 16:30h
Entrada paga.

MATO GROSSO DO SUL - CASA DE CIÊNCIA E CULTURA DE CAMPO GRANDE
Popularizar a ciência, estimular jovens de todas as camadas sociais a seguir carreiras científicas e difundir a ciência como forma de promover a inclusão social no estado: essa é a missão da Casa da Ciência da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O espaço realiza cursos de inclusão digital, palestras culturais, oficinas de brinquedos científicos e de educação ambiental e cursos de capacitação de professores da rede pública. Um de seus maiores sucessos é a programação de observações do céu noturno em praças e feiras, além de visitas a escolas e cidades do interior do estado. Instalada no campus da UFMS, a Casa da Ciência tem espaços para exposições temporárias, Telecentro com 16 computadores e dois anfiteatros.

Endereço: Avenida Costa e Silva, s/n - Cidade Universitária, Campo Grande.
Site: www.casadaciencia.ufms.br/
Facebook: @casadacienciacg
E-mail: casadacienciacg@gmail.com
Telefone: +55 67 3345-7487

Visitação:
Segunda a sexta-feira: de 8h às 12h e de 13h às 17h.
Entrada gratuita.