O discurso de Vladimir Putin à nação russa, deixou uma ameaça clara aos países do ocidente: “Se a integridade territorial do nosso país for ameaçada, iremos certamente usar todos os meios à nossa disposição para proteger a Rússia e o nosso povo.” O recurso a armas nucleares é um cenário que Putin tem acesso e vem de forma velada ameaçando utilizar desde o início da guerra na Ucrânia.

A decisão de avançar com um ataque nuclear seria uma situação sem precedentes. Por essa razão, a forma como o ataque seria realizado ou quais os alvos principais são difíceis de prever. Mesmo perante toda a imprevisibilidade, muitos analistas que acompanham a retórica nuclear russa traçaram vários cenários possíveis.

Uma das possibilidades é que Putin decida avançar com ataques nucleares a alvos limitados, localizados na Ucrânia. As infraestruturas críticas das cidades seriam os alvos potenciais.

Se Putin quisesse provocar medo à Ucrânia e ao Ocidente, poderia também apontar para a ilha da Serpente – a mítica ilha onde um pequeno grupo de ucranianos enfrentou uma frota de russos – um ataque nuclear, mostrando o poder da Rússia. Esta opção, poderia resultar numa situação humilhante caso a bomba, por alguma razão, não detonasse.

São vários os cenários, mas se você está no Brasil, fique tranquilo! Isso por hora não afetará você em termos de guerra, mas iremos sentir os efeitos de uma ação como essa no setor do agronegócio e de combustíveis. 

Vale lembrar que Putim também convocou reservistas para dar fôlego ao exército que vem sofrendo baixas consideráveis. Com o medo de uma guerra nuclear e da convocação de reservistas, a debandada do povo russo já impressiona a comunidade internacional. 

Vamos aguardar o desenrolar dessa atrocidade contra a humanidade.

Imagem: El Diário NY