Dê graças ao bom Deus pelo conforto da vida moderna, uma vez que, na Idade Média, não havia escovas de dente, perfumes, desodorantes e muito menos papel higiênico para limpar as partes! Excrementos humanos era jogado das janelas dos palácios e casarões.

Num dia de festa, a cozinha de um palácio podia preparar um banquete para 1500 pessoas, sem se preocupar com o mínimo de higiene. Isso deveria ser assustador!

Nos filmes de época, vemos pessoas sacudindo ou se abanando de forma intensa, mas tudo tem uma explicação. 
A mania do abano não provém diretamente do calor, mas no mau cheiro que exalavam sob as calças dos homens e as saias das mulheres, estas, feitas de propósito para conter o cheiro das partes íntimas, já que não havia um hábito ou condições perfeitas de higiene. 

Você deve estar se perguntando sobre onde estavam os rios, riachos, córregos, lagos e lagoas, ou até mesmo os espelhos d'água? Mas lhe respondo de forma categórica. Como estamos falando de uma "civilização" européia, temos que contar com um fator nessa história. O costume! Sim, tomar banho era penoso em grande parte do ano devido ao frio e à quase inexistência de água corrente em centros com maior número de pessoas.

Só os nobres tinham lacaios para abaná-los, no intuito de dissipar o mau cheiro que o corpo e a boca exalavam, além de afugentar os insetos que os rondavam.

Quem esteve em Versalhes naquela época admirou seus imensos e belos jardins, mas não eram apenas contemplados pela beleza, serviam também de banheiro nas famosas festas promovidas pela monarquia francesa. 

Na Idade Média, a maioria dos casamentos aconteciam em junho (para eles, o início do verão). O motivo era simples, pois o primeiro banho do ano era tomado em maio. O que nos leva a crer que em junho, o cheiro das pessoas ainda era um pouco tolerável. Porém, como alguns cheiros já começavam a incomodar, as noivas carregavam buquês de flores perto do corpo para disfarçar o fedor de suas vergonhas. Com os homens não era diferente, mas sem o buquê a coisa era tensa! Daí a explicação da origem do buquê de noiva.

Mas como eram os banhos em uma casa mais humilde na idade média? Os banhos eram feitos em uma única banheira enorme e cheia de água quente. O chefe da família tinha o privilégio do primeiro banho em água limpa. Então, sem trocar a água, os demais tavam banho por ordem de idade, mulheres, também por idade e, por fim, filhos. Os bebês eram os últimos a se banhar. 

O Brasil é um país dos trópicos, quente e com boa oferta de água. Os europeus que aqui estiveram e contribuíram para a colonização do país, bem que tentaram emplacar suas manias advindas de países mais frios, mas graças ao bom Deus os brasileiros viram que o banho constante e diário era bom. O resto? É história...