Meu pai nasceu e morreu, eu estou com 42 anos de idade e sempre tive a imagem da monarca como a referência de um Reinado forte e próspero. Creio que você também pode ter tido uma visão semelhante!

Na vida as coisas estão sempre mudando. Quando o coração real para de bater, testemunhamos a mudança onde os sentimentos de perda trazidos pelos laços de sangue não são tão levados em conta.  Existe apenas uma missão, uma obrigação. Assumir o trono real! O hino muda, o trono muda, os simbolos e a personalidade mudam, mas existem pontos que permanecem intactos, mesmo com a mudança na linha direta de sucessão ao trono. 

As ações políticas para manter o Reino de pé são os grandes objetivos. Será que irão conseguir? Será que o novo rei terá lastro político para conseguirá manter esse "Reino" literalmente "Unido"? Ou será que terá que abrir mão do trono em favor do filho, por sua avançada idade? Parte dos britânicos querem uma linguagem mais jovem e moderna, mas isso ainda é uma mera especulação. Claro que são perguntas importantes, mas que estão longe de serem respondidas, pois ao olharmos para o passado, observamos uma rainha distante de escândalos, uma mulher discreta e polida, talhada para viver em favor dos interesses do Reino Unido e de seus súditos espalhados por todos os territórios britânicos. 

O sucessor é detentor de escândalos pessoais dos mais variados tipos, e não tem a simpatia de muitos líderes territoriais britânicos e de parte do povo. Não é visto como forte, equilibrado e muito menos sereno em suas ações. Sua rejeição é elevada e todos esses fatores terão um peso enorme nos próximos passos para a manutenção do reino.

Será que Charles III conseguirá manter o "Reino Unido" como fez sua mãe? Será que os líderes dos territórios irão segui-lo diante do que falei? Qual teria sido o motivo para a rainha não ter abdicado do trono em vida ao seu favor? Será de fato questões que teremos que observar com muita atenção. Podemos testemunhar o fim do Reino Unido caso o Rei Charles III queira permanecer no trono.

Deixando de lado a impopularidade do Rei Charles III, voltam ao debate outros temas que povoam as mentes daqueles que não querem mais a Monarquia e que sonham com a fragmentação do Reino Unido e a chegada do regime democrático para os ingleses. Isso poderá ocorrer? Pode ser que sim.

CURIOSIDADE - Politicamente existem limites para a transição real, pois a "magna carta" britânica prevê uma participação quase que exclusivamente diplomática do monarca britânico, deixando a realeza em mera posição figurativa. 

COM A QUEDA DA PONTE DE LONDRES, O REINO UNIDO FICARÁ DE PÉ? - Com a "queda da ponte de Londres" algumas pautas voltam ao debate. A primeira ministra e o novo rei terão que ouvir uma Escócia que quer sua liberdade (sair do Reino Unido) para continuar no bloco do euro. A economia também não vem bem no império britânico, pois enfrentam a maior inflação em quatro décadas. A crise econômica se dá pela ascensão de econômicas como a China e até mesmo o fato de ter perdido uma importante posição no protagonismo econômico mundial para sua antiga colônia, a Índia.

O Banco Central britânico, também resolveu segurar o anúncio do seu pacote econômico até o fim do funeral da rainha, e até mesmo a casa da moeda terá que realizar alterações em notas, selos e moedas gradativamente.

Claro que o governo não irá se pronunciar sobre outros temas sensíveis até o fim do funeral. As homenagens e as cerimônias devem ocorrer nas próximas duas ou três semana, mas as questões são diversas e o sarrafo deixado em forma de legado moral pela rainha, podem minar a permanência do Rei Charles III. 

A família britânica é uma empresa que dá lucro com sua imagem! O Rei Charles não é o melhor produto dessa família.

JÁ FALAMOS EM POLÍTICA, MAS COMO FICARÁ A LINHA SUCESSÓRIA? - Uma pergunta sempre fica no ar! Quem será o próximo rei ou rainha na linha de sucessão? Com o falecimento da rainha Elizabeth II, Charles ascende ao trono e se torna rei, nomeado Charles III. De acordo com a lei de sucessão, esse processo é automático. Assim que a rainha morreu, ele se tornou rei, mesmo sem saber disso.

Dessa forma, a linha de sucessão da família real abaixo dele também muda.

O príncipe William, que antes era o segundo na linha de sucessão, agora passa a ser o herdeiro do trono. George, seu filho, passa a ser o segundo.

A princesa Charlotte continua sendo a terceira na linha de sucessão ao trono. Antes, os herdeiros homens tinham precedência legal. Se ainda fosse assim, seu irmão mais novo teria ocupado esse posto.

No entanto, a lei foi alterada quando William e Kate esperavam o primeiro bebê, impedindo que isso aconteça.

Louis é o quarto na linha de sucessão, e Harry voltou a ser o quinto.

A ausência de títulos de realeza não impede a ascensão ao trono. Por isso, Archie é o sexto, mesmo sendo apenas Master Archie Harrison Mountbatten-Windsor.

Depois dos filhos e netos de Charles, a linha de sucessão volta para os outros filhos da rainha. Como a lei não foi alterada a tempo de beneficiar Anne, a sequência passa para o príncipe Andrew, segundo filho da rainha, que ocupa a sétima posição.

As princesas Beatrice e Eugenie, filhas dele, são a oitava e a nona, respectivamente.

Em seguida, vem o príncipe Edward, décimo na linha de sucessão, seguido de seus filhos. Sua filha mais velha também é sobrepujada pelo irmão mais novo, assim como a tia, a princesa Anne.

Portanto, James, Visconde de Severn, é o 11º, e Lady Louise Windsor é a 12ª.

Depois, vem a princesa Anne, ocupando o 13º lugar. Seu filho Peter Phillips é o 14º, e os filhos dele, Savannah e Isla, são o 15º e o 16º.

Zara Tindall é a 17ª. Suas filhas, Mia e Lena, são a 18ª e 19ª na linha de sucessão.

Depois dos descendentes diretos da rainha, a sequência volta para os descendentes de sua irmã mais nova, a princesa Margaret, que faleceu em 2002. Ela teve um filho, o atual Conde de Snowdon. Por sua vez, ele tem um filho e uma filha, Charles Armstrong-Jones, o Visconde Linley, e Lady Margarita Armstrong-Jones. Eles ocupam respectivamente a 20ª, 21ª e 22ª posições.

Margaret também tem uma filha, mais nova que o Conde de Snowdon, chamada Lady Sarah Chatto. Lady Sarah tem dois filhos, Samuel Chatto e Arthur Chatto. Os três ocupam a 23ª, 24ª e 25ª posições na linha de sucessão ao trono.

Essas posições cobrem todos os descendentes diretos do pai da rainha, que também foi rei. Depois disso, a linha de sucessão passa para os descendentes dos falecidos irmãos dele, os filhos e netos dos príncipes Henry e George.

Entre eles, há alguns membros da realeza menos conhecidos, como o príncipe Michael de Kent e o duque de Gloucester, primos da rainha.

Eles apoiam a família real há muito tempo, trabalhando com organizações beneficentes no Reino Unido. No entanto, a probabilidade de ocuparem o trono é extremamente baixa.

Certamente esse tema emergente ainda será bastante comentado na grande rede por algumas semanas. Em breve você poderá saber como será (politicamente) o Reinado de Charles III. Se ele permanecer como Rei!

Imagem: Dan Kitwood/Pool/AFP