Embora os estudos anteriormente praticados em Coimbra tenham influenciado o Brasil consideravelmente entre os séculos XVI até XIX o acesso que tiveram os primeiros bacharéis brasileiros à formação jurídica ofertada pela Faculdade de Coimbra,  tendo em vista que era lá que concluíam seus estudos, com advento da Independência do Brasil o próprio acesso à Faculdade de Direito de Coimbra se modificou, bem como o tratamento aos estudantes de origem brasileira, que começaram a sofrer discriminações.

Críticas começaram a surgir sobre Coimbra e sobre a qualidade de ensino ministrado lá, por conseguinte, a criação de cursos jurídicos no Brasil restou necessária, pois a estrutura do Império carecia de burocratas que pudessem preencher os quadros do poder imperial e auxiliar na estruturação da administração imperial para formação de um Estado Nacional.

O Estado Imperial por intermédio da Lei de 11 de agosto de 1827, cinco anos logo após a independência, cria os dois primeiros cursos jurídicos brasileiros, com suas sedes respectivamente em Olinda (posteriormente transferido para Recife) e outra em São Paulo.

A Faculdade de Direito estabelecida em Olinda (posteriormente transferida para Recife) servia como centro intelectual, preparando doutrinadores, elaborando novas teorias, com uma peculiaridade de cunho mais científico, contribuindo para o aperfeiçoamento do sistema jurídico.
Fotógrafias de José Maria da Silva Paranhos Júnior (1845-1912), o futuro Barão do Rio Branco e Rui Barbosa (1849-1923) , quando foram Estudantes da Faculdade de Direito de São Paulo, a mais antiga instituição do gênero no Brasil juntamente com a Faculdade de Direito do Recife, fundadas em 1827 durante o Reinado de Dom Pedro I. 

A Faculdade de Direito de São Paulo tinha como principal característica a preparação de políticos e burocratas direcionados para vida pública nacional, voltados para administração do Império. O Barão do Rio Branco, foi um dos grandes diplomatas do Brasil Império e da Primeira Republica, como representante do Brasil, conseguiu resolver pacificamente todas as disputas fronteiriças do Brasil com seus vizinhos sul-americanos e incorporar 900 mil quilômetros (aproximadamente 10% do território brasileiro) apenas por meio de sua diplomacia.

Rui Barbosa iniciou sua carreira política ainda estudante em São Paulo, quando estreou na tribuna popular defendendo um escravo contra seu senhor, em 1869, dois anos antes da Lei Rio Branco.

Um dos líderes do Movimento Republicano, Rui Barbosa foi designado por Deodoro da Fonseca como representante do nascente governo republicano, tornando-se um de seus principais organizadores, além de coautor da constituição da Primeira República

A questão da criação dos cursos jurídicos brasileiros decorre da necessidade de estabelecer um desligamento do Império com relação à formação e o vínculo de dependência com a coroa portuguesa, no intuito de fortalecer o Império, a criação dos primeiros cursos jurídicos estabelecidos no Brasil, não se deu por mero capricho, ou mesmo por um avanço, mas sim pela necessidade clara de formatar um Estado Nacional com intelectuais aptos para a administração pública.

Fonte: 
A criação dos primeiros cursos jurídicos estabelecidos no Brasil no século XIX  Darley França