Brasília é moderna, arborizada, relativamente segura e também bem organizada. Qualquer pessoa no Brasil sabe que não faltam bons motivos para viver em Brasília. Já outros poucos sabem sobre as curiosidades que a capital federal guarda nesse pequeno quadradinho, fazendo de nossa terra um lugar ainda mais especial.

A seguir, confira as sete curiosidades sobre Brasília que muitas pessoas não conhecem!

1 – Maior área tombada do mundo - Em 1987, Brasília recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Até aí, talvez não seja novidade para você, afinal esse título é motivo de orgulho e, por isso, muito difundido entre os moradores da cidade. No entanto, os 112 km² de área total fazem com que Brasília seja a maior área tombada do mundo.

2 – Maior parque urbano da América Latina - Brasília possui o maior parque urbano da América Latina – o Parque da Cidade Sarah Kubitschek (ou simplesmente Parque da Cidade). O local, projetado por Niemeyer, teve a urbanização de Lúcio Costa (idealizador do plano piloto da cidade) e o paisagismo de Burle Marx.

São 420 hectares de área total, com quadras de esportes, lagos, centro hípico e várias outras opções de lazer. Toda essa estrutura faz com que o Parque da Cidade seja maior até mesmo do que o Central Park, em Nova York!

3 – A maioria da população é de fora da cidade - Pelo fato de ser uma cidade nova (Brasília terminou de ser construída em 1960), cerca de 60% das pessoas são de outros estados. Nesse sentido, o maior percentual vem de Minas Gerais (18% da população).

4 – Cachoeiras nas áreas urbanas - Brasília é realmente abençoada pela natureza do Cerrado. No perímetro urbano da cidade, existem diversas cachoeiras, sendo que boa parte delas são desconhecidas pelos turistas, o que torna os locais verdadeiros refúgios para o brasiliense!

Entre as cachoeiras mais conhecidas estão a Chapada Imperial, Paraíso na Terra, Poço Azul e Tororó, tudo isso a menos de 50km do centro da cidade. Essas regiões ainda contam com trilhas e grutas, o que torna o passeio ainda mais bonito.

5 – O formato original do projeto não era o de um avião - Isso pouca gente sabe também. Brasília é uma cidade mundialmente conhecida por ter sido projetada na forma de um avião. No entanto, o projeto original de Lúcio Costa previa a forma de uma borboleta!

Essa informação se tornou pública anos depois da fundação da cidade, em uma entrevista concedida por Jarbas Marques, então diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Distrito Federal.

6 – Cidade sem esquinas - Quem não conhece Brasília, talvez não consiga imaginar uma cidade sem esquinas, não é mesmo?

O fato de ter sido construída no Planalto Central faz com que a cidade tenha várias peculiaridades, entre elas a de não ter esquinas. Brasília é dividida em quadras e setores, e as suas principais ruas e avenidas possuem um formato de “tesoura”, diferente do padrão normal de quadras que conhecemos.

7 – Um grande lago artificial - O Lago Paranoá, o mais famoso de Brasília, é na verdade uma estrutura artificial, criada pelo represamento das águas do Rio Paranoá. Trata-se de um dos pontos turísticos mais famosos e frequentados da capital federal, com diversas opções de lazer e praias artificiais ao seu redor.

É isso! Viver em Brasília não é só trabalhar, estudar e politicar por aí...

Foto: Monique Renne / Melhores Destinos