Dando sequência ao Ciclo de Palestras, promovido pela Drª Vanusa Lopes, pré-candidata a deputada distrital pelo partido União Brasil, que é a fusão do PSL com o Democratas, houve no sábado, 4 de junho de 2022, o segundo evento, em sua residência, na Candangolândia. Contou-se com a presença da ex-deputada distrital Eliana Pedrosa, que atualmente é pré-candidata a deputada federal também pelo União Brasil.

Continuando com o tema: “É Preciso Saber Viver, Para Não Adoecer”, os palestrantes foram a Dr.ª Yêda Rocha, Conselheira Relacional, a Mariana Sousa, Psicoterapeuta e Fisioterapeuta, o Dr. Rômulo Mendes, Psicanalista e o Cícero Bastos, Professor e Psicólogo Clínico.

A Dr.ª Yêda Rocha ministrou sobre algumas formas de prevenção da violência doméstica. Orientou que se atentem às características da pessoa com quem se relacionam e que se permite fazer parte de suas vidas. Sugeriu que se tenha critérios bem definidos, quanto à pessoa que se traz para dentro de suas casas. Pois o poder da associação é muito importante na vida de uma pessoa, podendo até vir a definir o seu futuro. Falou rapidamente sobre os tipos de temperamento (sanguíneo, colérico, fleumático e melancólico). Mencionou que há gatilhos mentais que não podem ser acionados, sem, contudo desejar entrar na área específica da psicologia.

A Mariana Sousa, aproveitando alguns pontos abordados pela palestrante Yêda, explicou o que é Constelação Familiar, como funciona e como ela pode ajudar as pessoas que sofreram, ou até mesmo as que ainda sofrem, a violência doméstica. Sem, contudo, excluir a devida importância da terapia, que é feita regularmente, geralmente uma vez por semana, com um profissional com o qual o paciente se identifique e no qual confie. Afirmou que, o interessante é, por meio de sessões de Constelação Familiar, se identificar assuntos e/ou situações na vida, que necessitam ser tratados em um acompanhamento terapêutico.

Em seguida, o Dr. Rômulo Mendes detalhou as formas de violência doméstica que existem, conforme previsto na Lei Maria da Penha. Descontraiu os presentes, pedindo que se levantassem e fizessem respirações profundas. Apresentou a terapia do riso e motivou todos a se abraçarem, tornando o evento ainda mais leve, agradável e de expansão da consciência, como ele mesmo costuma dizer.

O Cícero, por sua vez, falou sobre a importância da promoção desse tipo de reunião e da excelente política de valorização das pessoas. Parabenizou as pré-candidatas pelo engajamento político e a anfitriã, a Dr.ª Vanusa Lopes, pela promoção e organização do evento de conscientização e prevenção das várias modalidades de violência doméstica. Afirmou ainda que, civilizar-se e viver em cooperação e harmonia é o preço mais alto que o ser humano pode pagar. E que a cooperação é a forma mais avançada de se viver em sociedade.

A pré-candidata a deputada federal e ex-deputada distrital Eliana Pedrosa ressaltou a importância da autoestima e de se gostar de si próprio primeiramente, em qualquer tipo de relacionamento. Ressaltou a importância das atitudes diárias, que as pessoas têm e que podem fazer toda a diferença. Citou a própria anfitriã, Vanusa, como exemplo, que se disponibilizou a fazer algo pelas pessoas, com as ferramentas e possibilidades que tem atualmente, usando a garagem da sua residência para a realização das palestras, ao invés de apenas ficar lamentando o fato de não ter, no momento, condições de alugar um salão, e com isso ficar paralisada sem fazer o que já vem fazendo.

Eliana Pedrosa também lembrou, que as pessoas que sofrem violência doméstica, necessitam de uma rede, seja de pessoas, como amigos, familiares e terapeutas, ou institucional, por meio de alguns órgãos que podem e devem prestar serviços e benefícios, como um auxílio social ou um aluguel social, capacitação profissional, para que a mulher, por exemplo, tenha condições de pleitear uma vaga no mercado de trabalho, para assim ter condições de fato, de ser independente da pessoa, que em muitos casos é o seu próprio agressor.

Ao final, fechando a reunião, a anfitriã, promotora e organizadora do evento, a Dr.ª Vanusa Lopes, falou da necessidade que se tem de aumentar a representatividade da mulher em cargos políticos. Ressaltou que a mulher, pela sua sensibilidade e vocação natural e inerente, tem um olhar mais humanizado no campo político. Ao passo que muitos mandatários dão mais importância a obras físicas, como construções e reformas de instituições públicas, muitas mulheres com mandato têm o foco também voltado ao ser humano, à pessoa. Lembrando que atualmente muitas pessoas têm ainda mais necessidades e dificuldades que antes, nesse contexto ainda de pandemia.

Vanusa reiterou o seu desejo de continuar cuidando de pessoas, como já o faz, seja no âmbito particular, como Mãe, Filha, Irmã, Tia e Amiga, ou no âmbito público, como Servidora Pública Efetiva da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Advogada e ex-conselheira tutelar de sua amada cidade Candangolândia. No tocante ainda ao cuidado com as pessoas, Vanusa tem o objetivo de continuar promovendo ações de empoderamento das mulheres.

Como pré-candidata, em sua carta de intenções, além dos assuntos referentes à mulher, que é sua principal bandeira, com a vasta experiência que adquiriu no exercício da advocacia e como Conselheira Tutelar, há também a questão da qualificação dos adolescentes e jovens, aliada a ações que promovam o fortalecimento das entidades sociais, para que em parceria com o Estado, eles tenham oportunidades e condições de saírem de situações de vulnerabilidade.

Vanusa também tem o objetivo de criar mecanismos, estratégias e ações, que possam de fato colaborar para que os profissionais da saúde, da educação e da segurança pública sejam verdadeiramente valorizados.

Enfim, vale acrescentar que a pré-candidata não pretende trabalhar apenas para a população da Zona Eleitoral 10, que é composta pela Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Park Way e Riacho Fundo, e sim para todo o povo do Distrito Federal, que deseja representar na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Patrícia Medeiros - Assessora de Comunicação / Fotos - Jhonatta Ferreira