Muitos brasileiros cospem na biografia do imperador do Brasil colando em sua história elementos alegóricos das falas exageradas daqueles que já tiveram em suas mãos por quase duas décadas o destino da nação. 

É comum nas universidades federais do país, presenciamos a onda de desconstrução das grandes biografias nacionais. É algo tão incrível que você certamente não sabe que Dom Pedro II foi o governante que criou o primeiro sistema de cotas do Brasil. 

Pedro II criou a cota para que negros alforriados pudessem ingressar no Colégio Pedro II e nas Faculdades em uma época em que falar em liberdade era para os negros era algo impensado. Mas a cota não foi aprovada pelo parlamento brasieliro, porém Pedro II peitou o parlamento usando de suas atribuições, tirando de seus próprios proventos a garantia financeira para que o sistema de cotas fosse de fato implementado. 

No período de 1872 e 1889 (antes da proclamação da república) centenas de ex-cativos se tornaram médicos, advogados e engenheiros, graças a chamada “bolsa do imperador”.

Isso você não sabia!

Fonte: Diário Pedro II (Acervo Museu Imperial Petrópolis RJ), IMS RJ, Real Gabinete Português RJ e Biblioteca Nacional RJ - Recanto das Letras.