Após o torpedeamento de embarcações brasileiras e a consequente ameaça a soberania nacional, Getúlio Vargas, declarou guerra às potências do Eixo tirando o Brasil da neutralidade durante a Segunda Guerra Mundial. Vinte e cinco mil brasileiros que incorporados ao V Exército Americano, foram lutar em solo estrangeiro, mais precisamente, no Mediterrâneo. O objetivo era conter as forças alemães que estavam estacionadas ao longo da chamada linha gótica, Itália, que bloqueava o avanço Aliado para o Vale do Pó. 

Mesmo em meio às experientes forças nazistas e fascistas, os soldados brasileiros atravessaram a linha gótica ㅡ linha defensiva criada pelos alemães e italianos, cuja extensão chegava a 300 km ㅡ e o clima desfavorável nos Apeninos em busca da vitória.

MONTE CASTELO - Sem sombra de dúvidas, a conquista de Monte Castelo é a mais conhecida dentre as missões que a FEB desempenhou na Segunda Guerra Mundial. Monte Castelo, como o nome menciona, é uma área íngreme e de difícil acesso. Como se isso não fosse o suficiente, ainda havia a questão climática que, de fato, favorecia as forças inimigas e, consequentemente, dificultava a conquista pelos aliados. 
As condições climáticas associadas à desvantagem da posição geográfica no terreno inimigo levaram a uma série de derrotas por parte dos aliados. Até que, meses após a última tentativa, as chuvas torrenciais diminuíram sua intensidade e possibilitaram que houvesse uma nova investida.

Desse modo, em meados de fevereiro de 1945, os ingleses e o V Exército Americano, junto da 1ª Divisão de Infantaria da FEB, obtiveram êxito por meio da Operação Encore. A ação utilizou as forças de forma conjunta, unindo Infantaria, Artilharia e Caças, o que possibilitou a conquista de Monte Castelo. 

BATALHA DE FORNOVO - Após a conquista de Monte Castelo, as forças alemãs fugiram pelo Vale do Pó, circundado pelas montanhas dos Alpes e dos Apeninos. Nesse ambiente totalmente distinto das áreas montanhosas de Monte Castelo, foram empregados, novamente, os combatentes da Força Expedicionária Brasileira.

Com o intuito de evitar a recomposição da força alemã, foi acionada a Operação Grapeshot, conhecida como Ofensiva de Primavera, que durou de abril a maio de 1945. Por meio dessa operação, os nazistas foram cercados pela FEB na região de Fornovo-Respício. Abaixo, confira um trecho da carta escrita pelo Coronel Nelson de Melo aos alemães encurralados:

“Para poupar sacrifícios inúteis de vidas, intimo-vos a render-vos incondicionalmente ao comando das tropas regulares do Exército Brasileiro, que estão prontas para vos atacar. Estais completamente cercado e impossibilitado de qualquer retirada. Quem vos intima é o Comando da Divisão Brasileira, que vos cerca.”

Na meia noite do mesmo dia em que a carta foi enviada, o General Mascarenhas de Morais (comandante da FEB) enviou o tenente-coronel Humberto de Alencar Castelo Branco (chefe de operações) para tratar com os representantes do comandante alemão. A rendição das forças alemãs foi uma das maiores durante a Segunda Guerra Mundial. Ao todo, 14.779 inimigos foram capturados.

Quantos dias durou a participação da FEB?
Desde o momento da chegada em solo italiano até a retirada das tropas, os expedicionários combateram por sete meses e dezenove dias. Os primeiros a entrarem em combate foram os militares do 6º Regimento de Infantaria, cuja marcha inabalável sobre o inimigo no Rio Serchio resultou na conquista de Camaiore.

Além dessa conquista, ainda em 1944, a FEB atuou na tomada das localidades de Massarosa e Monte Prano. Posteriormente, já em 1945, os soldados brasileiros conquistaram pontos estratégicos como Monte Castelo, Castelnuovo e Montese.

Créditos da Imagem: Autor desconhecido (em busca da autoria para os devidos créditos)