Você talvez não o conheça, mas o capitão Alan "Ace" Cozzalio foi um dos homens mais destemidos da frustrada campanha americana no Vietnã. "Ace" serviu como piloto de helicóptero do US-ARMY no Vietnã, onde foi membro do 5º Regimento de Cavalaria "Black Knights" ("Cavaleiros Negros"), parte da 9ª Divisão de Infantaria.

"Ace" gostava de representar a herança de sua unidade vestindo o tradicional uniforme de cavalaria da década de 1860, completo com lenço amarelo e sabre, este, era companheiro de "Ace", que o levava consigo em seu helicóptero.

No dia 25 de janeiro de 1969, "Ace" recebeu a notícia de que uma companhia de infantaria fora imobilizada e sofria duras perdas por disparos mortais vindos de um bunker de metralhadoras do Exército Norte Vietnamita. Os soldados no solo estavam perto demais do bunker para que o helicóptero "Cobra" de Cozzalio o atacasse com foguetes ou bombas. Diante dessa extrema dificuldade, era preciso uma solução rápida e inteligente. Foi assim que Cozzalio teve uma idéia, voltou para a base pousou seu Cobra e imediatamente assumiu um OH-6 "Loach" menor e mais manobrável.


"Ace" cruzou novamente o campo de batalha,  a apenas 3 metros do chão usando a metralhadora do helicóptero para atacar o bunker enquanto se aproximava através de uma chuva de fogo e corajosamente pousou no topo do bunker.

O artilheiro do Loach saltou e arremessou uma granada no interior do bunker e logo subiu a bordo do helicóptero. Cozzalio então decolou velozmente quando a granada detonou, matando os inimigos que estavam dentro. Cozzalio voltou para a base e reassumiu o Cobra, novamente de volta para o local, forneceu mais apoio aéreo enquanto a infantaria invadia as posições inimigas.

Por sua notável iniciativa, coragem e ação criativa, Cozzalio recebeu a Cruz de Serviços Distintos. Ele serviu por três turnos no Vietnã (18 meses), sendo abatido seis vezes.

Seus prêmios militares incluem a Distinguished Service Cross, a Silver Star, a Distinguished Flying Cross com 3 Oak Leaf Clusters, a Soldier's Medal, a Estrela de Bronze com Oak Leaf Cluster, Purple Heart com Leaf Cluster. Oak Leaf, Medalha de Meritorious Service with Oak Leaf Cluster, Medalha Aérea (48 prêmios, um com distintivo V), Medalha de Comenda do Exército, Medalha de Conquista do Exército, Medalha de Boa Conduta, Medalha de Serviço de Defesa Nacional, Medalha de Serviço do Vietnã.

Por fim foi para a aposentadoria compulsória com o posto de tenente-coronel por motivos médicos. Em abril de 1993 foi submetido a uma cirurgia para um transplante de coração que, infelizmente não teve sucesso. Cozzalio faleceu 2 dias depois com apenas 46 anos de idade.

Fonte: Crônica da Guerra do Vietnã 1965-1975