Em 2 de Março de 1896, mais precisamente 9 anos após a Conferência de Berlim (evento que garantiu a Itália o domínio da Etiópia), Menelik II, imperador etíope da dinastia salomônica, estabeleceu uma surpreendente vitória frente ao exército colonial italiano de forma fria, certeira e decisiva. Foi de fato uma vitória brilhante, pois Menelik II não era um líder comum, ele era considerado engenhoso, sagaz e um grande estrategista.

Tudo começa quando a Etiópia, por meio do tratado de Amba Alagi, cedeu a Eritréia aos italianos, ( Eritréia - Província do império etíope). Tal cedência se deu em troca de apoio financeiro, uma vez que, o dinheiro seria utilizado na construção de Addis Abeba, capital da Etiópia. Mas algo intrigava a diplomacia etíope, que logo descobriu que o tratado na versão em amárico (idioma oficial da Etiópia) era diferente da versão em italiano. A versão italiana dava poderes de protetorado a Itália, em toda Etiópia. Descontente, Menelik II, diante de tal informação, reuniu um modesto e pequeno exército (cerca de 1/4 menor do que o exército italiano), porem bem armado.

A informação obtida por Menelik II, de que a Itália teria poderes de protetorado sobre a Etiópia, seria usada para convencer outros nobres regionais a ficarem ao lado de Menelik II. O objetivo maior de Menelik era agrupar mais exércitos contra a tentativa de colonização que seria empreendida pelos italianos.

Os italianos chegam, e a guerra tem seu início. A peleja com os italianos se estenderia por duros seis meses, até que em um cerco a cidade de Adowa o exército etíope impõe aos italianos uma incrível derrota. A queda nos campos de batalha foi tão impactante para os italianos, que acabou acarretando na queda de seu primeiro ministro. No fim, só restou a Itália reconhecer a independência da Etiópia.

Com a derrota italiana a Etiopia enviaria um emblemático recado aos colonizadores europeus que subjugavam outros povos africanos, impondo aos mesmos, seu racismo geopolítico referendado pela Conferencia de Berlim. Não iriam entregar seu lar sem lutar!

CONFERÊNCIA DE BERLIM - Também conhecida como conferência da África Ocidental ou Conferência do Congo, foi realizada em Berlim, de 15 de novembro de 1884 a 26 de fevereiro de 1885, marcando a colaboração europeia na partição e divisão territorial da África.

AMÁRICO - A língua amárica, também conhecida como Língua Etíope, é uma língua semítica do tronco das línguas afro-asiáticas. É o idioma oficial da Etiópia