Com 67 anos e 354 dias de reinado, Elizabeth ou Isabel II, (nascida em Londres, 21 de abril de 1926) é a Rainha do Reino Unido e de quinze outros estados independentes conhecidos como Reinos da Comunidade de Nações, além de chefe da Commonwealth formada por 53 estados. É também a Governadora Suprema da Igreja da Inglaterra e, em alguns de seus reinos, possui ainda o título de Defensora da Fé. Ao ascender ao trono em 6 de fevereiro de 1952, Isabel se tornou a Chefe da Comunidade Britânica e rainha de sete países independentes: Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Paquistão e Ceilão. Entre 1956 e 1992 o número de reinos variou já que certos territórios ganharam sua independência e outros tornaram-se repúblicas. Atualmente, além dos quatro primeiros estados mencionados, Isabel é rainha da Jamaica, Barbados, Bahamas, Granada, Papua-Nova Guiné, Ilhas Salomão, Tuvalu, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Belize, Antígua e Barbuda e São Cristóvão e Nevis.

Finalmente a monarca ultrapassou em tempo de reinado o imperador Franz Joseph do império Austro-húngaro, este assumiu o trono com apenas 18 anos. Agora, a monarca britânica é a que possui o terceiro mais longo reinado da história da Europa, num país soberano. A rainha está atrás somente de Luis XIV da França com 72 anos de reinado e de João II de Liechtenstein com outros 70 anos de reinado.

Com quase 94 anos de idade, ainda existe uma margem considerável para alcançar o segundo reinado mais longevo da história, mas não acreditamos que ela possa chegar aos 73 anos de reinado e quebrar todos os recordes de forma firme e inquestionável.